top of page
Buscar

Crise de Identidade e o Amor

  • Maicon Natan Vidori
  • 21 de mai. de 2016
  • 6 min de leitura

"Aproximou-se dele um dos escribas que os tinha ouvido disputar, e sabendo que lhes tinha respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o primeiro de todos os mandamentos?E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes." Marcos 12:28-31

Já sabemos, como servos do Deus altíssimo, que devemos amá-Lo sobre todas as coisas. Porquanto vemos que, embora a pergunta do escriba foi acerca do primeiro mandamento, Jesus não lhe respondeu qual seria tão somente o primeiro, mas vinculou o primeiro com o segundo, como se um deles não pudesse ser cumprido sem que houvesse o cumprimento do outro.

Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? 1 João 4:20



Jesus deixou claro que não há outro mandamento maior do que estes: Amar ao Senhor sobre todas as coisas e amar o próximo como a ti mesmo...


Uma das maiores dificuldades do homem é entender e viver o amor segundo a Palavra de Deus.


Ai surgem várias questões: Temos amado ao Senhor com toda nossa força. com todo nosso entendimento, de todo o nosso coração? Temos amado o nosso próximo como amamos a nós mesmos? Pois também está escrito que "quem diz que ama a Deus, e odeia o seu irmão é mentiroso, pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?" Ou seja, somos reputados como mentirosos se proclamamos que amamos a Deus e não amamos ao nosso próximo! Ual!!


Portanto, precisamos amar ao próximo como a nós mesmos. Ai surge um grande problema:

Como podemos amar ao nosso próximo SE NEM AO MENOS NOS AMAMOS??


Isso deixa claro que uma pessoa que não se ama, não tem capacidade para amar o outro, por conseguinte, jamais poderá dizer que ama a Deus... isso se chama CRISE DE IDENTIDADE.

Poderíamos entender que: como fomos feitos a "imagem e semelhança do criador", se não amamos quem somos automaticamente não amamos ao nosso Criador!!


Se muitas pessoas hoje forem reproduzir no outro o que sentem por si mesmas, lançariam sobre o outro ódio, rejeição, sentimentos de inferioridade, etc. O mundo moderno gerou em nossa sociedade um número astronômico de pessoas insatisfeitas que NÃO SE AMAM! Se consideram inferiores por não terem o que desejam, por não ter as capacidades que desejam, por não estar dentro dos padrões de beleza e moda que o mundo impõe. Pessoas que estampam em sua fronte o seu desejo por ser "tal" pessoa, de ter a vida de "fulano", de ter as capacidades do "beltrano". A única pessoa que não desejam ser são elas mesmas.


Mas isso também tem ocorrido demais em nossas igrejas. Quantas pessoas insatisfeitas com quem são, buscam não apenas se espelhar mas querem ser como tal ministro famoso, ter os dons de alguma pessoa de destaque, pregar assim, cantar daquele jeito, mas não conseguem olhar para si e saber que Deus o fez singular, com um propósito especifico e maravilhoso.


Precisamos buscar no nosso Criador a revelação de quem Jesus é! para que então nos seja revelada também nossa identidade em Cristo.



"E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem?E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas.Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou?E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus.Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus." Mateus 16:13-19



Essa passagem muito conhecida nos ensina como podemos sair desse mar de rejeição e crise de identidade. Imaginem o seguinte quadro, um garoto franzino, de poucas palavras, não muito expressivo, se converte e passa a querer viver para Deus! É impactado pela Palavra de Deus e passa a querer ser transformado!! Mas algo o acompanhava, uma rejeição por ser uma figura tão simples e aos olhos humanos insignificante. Antes de Jesus possuía seus ídolos famosos que viviam a vida dos sonhos deste garoto. Depois de Jesus, passou a possuir os grandes Apóstolos e Profetas como seu sonho quase inatingível. Ahhh como queria ser como eles, tanto conhecimento, tanta eloquência, tantas multidões os ouvindo, quantas experiencias espirituais de cair o queixo relatadas em seus muitos livros!! uaalll!!! Infelizmente não são poucos os crentes convertidos a 1 dia, 1 ano, 10 anos ou 40 anos que continuam desse mesmo jeito.


Nessa passagem Jesus pergunta aos seus discípulos, quem as pessoas de fora diziam que Ele era. E é visível que as pessoas de fora do convívio de Jesus não sabiam quem Ele realmente era. Mas o questionamento continua com Jesus perguntando aos seus discípulos para eles quem Jesus era... O que leva uma pessoa a querer ser politicamente correta, não se colocando contra o pecado e a injustiça? A resposta é: se importa demais com sua imagem, se importa com o que as pessoas de fora diriam a seu respeito dela se tomasse certa atitude. Jesus não se irrita, não sai correndo para as pessoas de fora para mudar-lhes o ponto de vista, Ele simplesmente pergunta: E para vocês que andam comigo, que conhecem meus frutos, que me ouvem falar constantemente, quem eu sou?


Para seguirmos a postura de Jesus precisamos em nossas igrejas parar de querer ser como o mundo, precisamos ser diferentes do mundo. Mas as pessoas que dormem e acordam conosco? nos ministram? tocam com a gente? convivem com a gente? O que elas tem a dizer sobre nós? sobre nossos frutos?

Depois de Jesus perguntar aos seus discípulos quem Ele era penso que ouve um tempo de silêncio... Ai Simão Barjonas levanta a mão e diz: Eu sei!! Eu sei!! Tu és o Cristo Filho do Deus Vivo!!! Ahhhhh que gozo tremendo. Alguém ali sabia quem Jesus era!! Esse discípulo havia recebido já a revelação de quem Jesus

era!!


Jesus se levanta e diz: Bem-aventurado!!! Não foi carne ou sangue que te revelou mas foi meu Pai que está nos céus!!


Jesus se volta para Simão Barjonas e diz: "Pois também eu te digo que tu és Pedro". Ual!!! Simão (significa Aquele que ouve) recebe a revelação diretamente de Deus de quem era Jesus e Jesus se volta para ele e revela quem ele mesmo era!!! Ele era Petrus (Pedro), que ele era uma rocha ou pedra firme. E que sobre a revelação que Pedro teve, de que Jesus era o Filho do Deus Vivo, a igreja do Senhor seria edificada e as portas do inferno não prevaleceriam contra ela!!


Além de agora saber quem ele era, Pedro ainda recebeu autoridade e serviço: "E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus."


Agora que Pedro sabia sua identidade, após as palavras de Jesus, creio que ele não queria ser outra pessoa senão o Pedro.


Quero te incentivar nesse dia a buscar a face do nosso amado Jesus, busque revelação de quem Jesus é, então Ele te ajudará a descobrir quem você é!!


Tenho certeza que depois de saber quem você é em e para Deus você jamais vai querer viver outra vida senão a sua, jamais vai querer ter outro propósito senão o seu, jamais vai querer sem outra pessoa senão você mesmo!!! Você irá se amar de verdade pois saberá como Papai o ama. Porque Ele te criou assim e que existe um propósito maravilhoso para sua vida!!

E então:

Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes!


Ame ao Senhor sobre tudo, ame-se e ame seu irmão!!! "É tudo sobre o amor, amor, amor... simples assim"!!


Maicon Natan Vidori


 
 
 

Comments


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Tel: 49-3622.8450

Cel: 49-9137.9972 (Whatsapp)

© 2015 Arte do Reino

bottom of page