top of page
Buscar

Restaurando a Arte na Adoração

  • M. Natan Vidori
  • 1 de mar. de 2015
  • 4 min de leitura

282960_Papel-de-Parede-Arte-Digital-Leao-Colorido_1680x1050.jpg

Ainda vivemos a luta pelo resgate das artes para o nosso Senhor. O resgate da música, dos ritmos, dos instrumentos, da dança, do teatro, da pintura, das artes visuais em geral, etc, ainda está em processo. Essa luta que tem perdurado por muitos anos já nos levou a muitas vitórias, ou seja, muito do que antes fora roubado hoje já está fazendo parte de nossa Adoração.


Durante muito tempo a igreja deixou de lado as expressões artísticas para se dedicar apenas aquilo que seria "politicamente correto" e deu brecha para que o inimigo de Deus, Satanás, se utilizasse das artes para se autopromover e para corromper o homem. A única estratégia que Satanás, um ser desprovido de criatividade e de qualquer sentimento puro, pode se utilizar foi a de corromper aquilo que Deus deu ao homem como dom perfeito. Satanás um ser que nada pode criar, porém, uma criatura oportunista, tomou para si muitas expressões de adoração que deveríamos dar a Deus, as corrompeu e, até quando a igreja permitir, tem utilizado para receber adoração através de homens e mulheres que receberam o dom de Deus, porém, seduzidos por este mundo tem entregue seus dons e talentos nas mãos de Satanás.


Por muito tempo a igreja deu a Satanás autoridade sobre as expressões artísticas. Como? Dizendo a todo tempo: “É do diabo”. Bateria? “É do diabo”. Ritmo X? “É do diabo”. Dança na igreja? “É do diabo”. Esses são apenas alguns exemplos de como a igreja por muito tempo se utilizou de sua “boca profética” para dar a Satanás a legalidade necessária para continuar sendo adorado através do que deveria ser da igreja.


Por muitas vezes o homem, por ser falho, tende a estabelecer juízo sobre tudo e sobre todos sem ao menos fazer referencias as escrituras e saber o que o Senhor diz a respeito de determinado assunto ou ação. Em se tratando das artes como é possível negar que o Senhor criou todas as expressões artísticas?


Todas as coisas foram criadas por Ele e para a Sua Glória.


“Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.” (Colossenses 1:16-17)

“Nosso Senhor e nosso Deus, tu és digno de receber a glória, a honra e o poder, porquanto tu és o Criador de tudo e, por tua soberana vontade, tudo o que há, foi criado e veio a existir”. (Apocalipse 4:11)


"Só tu és Yahweh, o SENHOR! Criaste os céus e o universo, com todos os seus elementos, a terra e tudo quanto nela existe, os mares e tudo quanto neles há, e tu concedes o dom da vida a todos os seres, e os exércitos dos céus te adoram continuamente!" (Neemias 9:6)


Nós filhos de Deus sabemos que nosso Pai é o criador de tudo que há, de tudo o que é perfeito e que nosso inimigo, por não ser criador, exerce apenas função imperita de copiador. Ele se apropriou e copiou de forma imperfeita tudo o que pode para que aos nossos olhos parecesse que sempre fora dele e isso foi distanciando a igreja da artes. Lógico, como as artes ficaram distantes de nossas igrejas por tanto tempo, tornasse compreensível nossa dificuldade em entende-las e aceita-las, muitas vezes parece que as artes podem ser compreendidas somente por artistas e por ninguém mais. Mas se nos remetermos a Palavra de Deus encontraremos, por exemplo, rei Davi dançando a frente da Arca (2 Samuel 6:14), encontraremos ainda o salmista citando uma diversidade muito grande de instrumentos a serem utilizados para louvar a Deus (ex: Salmo 150), encontraremos ainda o próprio Deus dando aos seus filhos inspiração e sabedoria para trabalhar com artes visuais para construir o tabernáculo (Exodo 31), ainda veremos livros ricos em poesia de alta qualidade como no livro de CANTARES, veremos ainda o filho de Deus, isso mesmo, veremos JESUS e muitos seguidores contando histórias para ensinar o povo. Enfim, a Bíblia é, ao meu ver, a maior obra de arte que já existiu!! Pensando assim jamais deveríamos ler a Bíblia, mas sim, aprecia-la.


Mas vale ressaltar que já tivemos muitos progressos desde que a igreja entrou nesse processo árduo de resgate. Mesmo sofrendo muitos julgamentos e apedrejamentos através de olhares de reprovação a igreja já conseguiu com a graça de Deus resgatar muitas coisas. A igreja deixou a zona de conforto para resgatar várias expressões e instrumentos dentre eles a bateria, o baixo, a guitarra, resgatar a dança e outras representações artísticas como o teatro e a comunicação por gestos, as bandeiras, as fitas, diversos ritmos, a pintura e muitos outras formas artísticas de adoração.


Nosso coração adorador se alegra ao saber que nestes dias Deus está restaurando todas as coisas ao seu devido lugar e logo todas as belas artes ressurgirão como forma de adoração!! Clamamos e cremos que, em breve, todos os dons perfeitos distribuídos pelo Senhor virão a tona para que por Seu folego e dádiva sejam expressados para Sua honra e glória e que todos os instrumentos, ritmos e expressões artísticas sejam restauradas como instrumentos de adoração ao nosso Deus.


Infelizmente muitos hoje usam de forma errônea os dons dados por Deus, mas o dom ainda é de Deus e oramos pela sua restauração. Para que todos possamos usar todos os dons e talentos que Deus nos deu de modo que voltem para Ele em forma de aroma agradável as Suas narinas, como incenso perfumado, como a adoração que Ele deseja de cada um de nós receber. Que todas as expressões de adoração sejam estabelecidas como extensões do nosso desejo de amar ao nosso Deus. Usando dos dons e instrumentos como descrito em 1 Pedro 4:10-11:


“...servindo uns aos outros conforme o dom que cada um recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. Se alguém fala, fale como entregando oráculos de Deus; se alguém ministra, ministre segundo a força que Deus concede; para que em tudo Deus seja glorificado por meio de Jesus Cristo, a quem pertencem a glória e o domínio para todo o sempre. Amém. 1 Pedro 4:10-11
































































 
 
 

Comments


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Tel: 49-3622.8450

Cel: 49-9137.9972 (Whatsapp)

© 2015 Arte do Reino

bottom of page